A qualidade (in)visível

Eu, Tiago Costa

A todos os que estão a ler este artigo, quero desejar um bom 2020 e também apresentar-me. Chamo-me Tiago Costa, tenho 20 anos e sou apaixonado por futebol. Tenho um blog e uma conta no Twitter onde expresso as minhas ideias e a minha opinião. Quando surgiu a oportunidade de mostrar os meus conhecimentos e escrever para o AVTP não hesitei e de imediato quis fazer parte da equipa.

A qualidade (in)visível

O título é referente aos emprestados que o Sporting CP possui. Jogadores que estão a fazer, até ao momento, épocas fantásticas e que no meu entender poderiam também assumir um papel preponderante nos leões.

Daniel Bragança (Médio, 20 anos, 14J, 3GM, 2AST)

Daniel Bragança ao serviço do Sporting

Numa altura em que a transferência de Bruno Fernandes para o Manchester United está praticamente confirmada, seria interessante ver um jogador como Daniel Bragança (cedido por empréstimo ao Estoril da Segunda Liga) atuar no papel do atual capitão dos leões. Com um recorte técnico magnífico e uma capacidade de queimar linhas sucessivamente, Daniel vai-se afirmando cada vez mais no panorama do futebol Português.

Matheus Pereira (Extremo, 23 anos, 26J, 5G, 14AST)

Matheus Pereira tem sido destaque no Championship

Outro jogador que encaixaria como uma luva neste Sporting era Matheus Pereira. Aos 23 anos, o brasileiro está finalmente a assumir todo o talento que lhe era apontado. Dono de uma técnica invejável, Matheus Pereira é também capaz de criar desequilíbrios pelas movimentações que faz e pelas linhas de passe que oferece. Tem visão de jogo, um drible curto e uma grande facilidade em progredir no terreno. O West Bromwich, contudo, já admitiu que irá accionar a opção de compra no valor de 10 milhões de euros. Matheus é um jogador semelhante a Daniel Bragança mas que ainda dispõe de um talento incrível na execução de bolas paradas, sobretudo, de livres diretos.

João Palhinha (Médio Defensivo, 24 anos, 1GM)

Sem espaço no Sporting (soma 642 minutos ao serviço da equipa A), João Palhinha defende as cores bracarenses

Recuando no terreno, o Sporting tem para o dérbi com o Benfica um problema na zona central da defesa. Nessa mesma posição jogadores como João Palhinha (emprestado ao SC Braga) ou Ivanildo Fernandes (emprestado ao Trabzonspor) já deram provas de que estão preparados para assumir a titularidade num grande clube. Um exemplo para isso é o número de jogos que ambos já disputaram na Segunda e na Primeira Liga portuguesas bem como nas Taças nacionais: João Palhinha leva 132 jogos no total enquanto Ivanildo totaliza 107 jogos. Experiência no contexto do futebol em Portugal não lhes falta e parecem-me alternativas mais do que válidas para Silas os poder lançar.

O Sporting atual sente falta de jogadores com mais traquejo e experiência em momentos de decisão. Características que, muitas vezes, se revelam decisivas para a conquista de troféus. Bruno Fernandes tem assumido a braçadeira de capitão dos leões e, neste momento, não parece existir mais ninguém capaz de assumir essa função. Até porque todas as alternativas pecam na qualidade e, por isso, talvez não fosse má ideia fazer regressar Daniel Bragança.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: