Red Bull e as asas da Liga NOS

By: @Benficaeazeite

Com os rumores que a Red Bull queria criar uma parceria com o Sporting e agora com a proposta para comprar o Aves é óbvio que a empresa austríaca está interessada em criar uma embaixada no futebol português. Toda a gente sabe quais são as desvantagens de ter esta marca de bebidas energéticas no campeonato: vamos presenciar um clube que deixa de ser um clube de futebol tradicional e passa a ser nada mais do que uma marca e a antiga história e património desse clube será completamente apagada, entre outras. Mas nem tudo são desvantagens e o objetivo deste texto será enumerar as vantagens que a Red Bull irá (caso consiga comprar um clube) trazer ao futebol português.

Quando um clube passa a ser propriedade de uma marca ou de um magnata bilionário, espera-se que haja uma injeção de dinheiro imediata e que esse clube comece a contratar jogadores de elite. Este, porém, não é o modelo da Red Bull… A Red Bull não é tímida em gastar dinheiro, mas prefere apostar no desenvolvimento de talento jovem. Neste caso o talento será maioritariamente português que eventualmente irá encontrar caminho para a seleção portuguesa. Isto cria uma certa mística à volta do clube que não costuma ser presente nos clubes que simplesmente gastam milhões em cima de milhões de um dia para o outro.

O campeonato português ficará mais competitivo com uma equipa da Red Bull. Não será imediato pois como já referi em cima esta empresa primeiro prefere desenvolver o clube, mas mais cedo ou mais tarde estarão a lutar pelo título. Quanto mais competitivo um campeonato é mais obriga os clubes do topo a desenvolverem-se e isto irá atrair mais público para o campeonato português, incluindo público estrangeiro. Com uma competitividade maior as equipas portuguesas ficam com uma preparação melhor para as competições Europeias o que obrigará os clubes e adeptos dos outros países a mostrar mais respeito para com o nosso futebol algo que neste momento não é muito comum.

A Red Bull é uma marca muito famosa no mundo do desporto, se conseguir encontrar sucesso no futebol português vai haver outras marcas dispostas a investir no nosso campeonato devido a uma rivalidade que tenham ou simplesmente porque querem também procurar um bocado do seu sucesso. Isto vai fazer com que haja mais dinheiro na nossa Liga, algo que há muito tempo que é necessário visto que o nosso campeonato já teve equipas a recusarem ir a competições europeias por não terem os meios económicos necessários.

Como podem ver a Red Bull não é nenhum bicho de sete cabeças, no contexto do futebol português tem muito a oferecer, irá oferecer mais competitividade e a Liga ficará com muito mais talento jovem a ser desenvolvido. Pessoalmente não sou grande fã da ideia de ter esta empresa no nosso futebol pois como eu já referi vamos presenciar a destruição de um clube histórico, mas a longo termo o nosso campeonato poderá coletivamente beneficiar muito.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: